terça-feira, janeiro 17, 2012


Higienizando os pincéis de maquiagem!

Pincel, eis o grande instrumento para alguém que se maqueia! E, por serem tão importantes e essenciais, estarem em contato direto com a pele e terem preços razoáveis (são caros!), devemos mantê-los sempre limpos a fim de conservá-los por anos como também cuidarmos da saúde.
Os processos de lavagem e secagem são bastante simples, devendo serem realizados de 10 em 10 dias, caso você utilize o pincel diariamente ou de aproximadamente 20 em 20 dias, caso a utilização varie de 2 à 3 dias na semana.
Existem alguns produtos específicos para a higienização dos pincéis, cujas versões geralmente são para limpezas rápidas e que não exigem muito tempo de secagem. Assim, são interessantes de serem utilizados nos pincéis que serão utilizados mais de uma vez para no desenvolvimento de um make. Trata-se, entretanto, de uma limpeza superficial.
HIGIENIZADORES DE PINCÉIS
Ainda existem os lenços umidecidos para limpeza de pincéis, cuja funcionalidade torna-se a mesma do higienizador, não dispensando, também, a limpeza profunda.
Alguns falam a respeito do uso de shampoo para bebê e condicionador para promover a limpeza do pincel, de modo que você aplica o shampoo na palma da mão e esfrega o pincel ate formar espuma, repetindo o processo até a espuma ficar branca. Após o enxágüe, aplicá-se condicionador na palma da mão e esfrega o pincel (sempre suavemente), enxaguando abundantemente em seguida até sair todos os resquícios do condicionador. O shampoo infantil também pode ser substituído pelo sabonete líquido neutro protex (que é antibacteriano).
Como última dica para limpeza do pincel (e a que mais gosto de todas), temos a utilização do shampoo de bebê (ou sabonete líquido neutro protex) e azeite de oliva. Inicialmente, aplique em uma folha de papel toalha um pouco de azeite de oliva. Esfregue o pincel sujo até que a maioria da maquiagem tenha sido transferida para o papel. Em um recipiente coloque uma pequena quantidade de shampoo de bebê misturado a um pouco de água. Mergulhe o pincel já limpo com azeite de oliva nessa mistura e esfregue o pincel molhado na palma da sua mão gentilmente até que faça bastante espuma. Enxague em água corrente. Seque os pincéis com papel toalha e deixe-os secar sobre uma toalha limpa, apoiando-os sempre na horizontal.
Observações: Nunca use secadores, nem deixe os seus pincéis no sol. O calor danifica as cerdas. Deixe-os secar por no mínimo 12 horas e antes de guardar os pincéis certifique-se de que estejam completamente secos.
CRÉDITOS:
Beijo para todas, Patrícia!
6

6 comentários:

Natália Egito disse...

Meninaaa, essa dica do azeite eu nunca tinha escutado falar.. interessante, viu?
Eu costumo lavar os meus 1 vez por mês, mais ou menos :/ Pq dá muita preguiçaa! kkkkk Mas eu só lavo com shampoo johnsons neutro e tal...
Lembrando que em breve farei o higienizador de pincéis caseiro(já comprei todo o material) e aí vou fazer um post aqui no blog ensinando e falando o que achei dele :D
=**

Patrícia Diógenes disse...

É o máximo mesmo essa dica do azeita e bem prática (o que é melhor)! E quanto ao higienizador que você vai fazer, tou curiosíssima pra saber o resultado! =D
beeijo!

Será se alguma das leitoras não conhecem outra dica bacana de limpar os pincéis? Se quiserem compartilhar, fiquem a vontade!

Mari disse...

Menina, tinha esquecido de limpar meus pincéis ultimamente! Tou devendo umas 3 lavagens!

Synara Fonsêca disse...

Sempre seco os meu com o secador :b

Synara Fonsêca disse...

*meus

Patrícia Diógenes disse...

É só não secar mais, "cunhada"! =D

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t