quinta-feira, agosto 07, 2014


Importância da Glicerina e Substâncias Hidratantes no Sabonete


Depois que fui ao médico e o mesmo me indicou o uso de sabonete de glicerina, sabão de coco ou dove (este último aliado ao de glicerina), fiquei matutando e resolvi pesquisar um pouco mais sobre as vantagens da glicerina e outras substâncias hidratantes para a pele, além da menor agressividade (já conhecida).

Os sabonetes comerciais, que geralmente encontramos nos supermercados, são detergentes sintéticos que apresentam grandes cargas de conservantes com a finalidade de oferecer para o consumidor maior prazo de duração. Alguns desses 'sabonetes' são à base de petróleo e outros contém substâncias encontradas na natureza, mas são extraídos radicalmente e modificados. 

Lembram uma propaganda da Dove que mostra o ressecamento num pedaço de papel que fica colado ao sabonete, como também mostra que alguns sabonetes ressecam e racham? É essa carência de glicerina e outras substâncias hidratantes no sabonete que causam esse ressecamento que sentimos na pele.

O sabonete precisa, para sua confecção, de gordura, hidróxido de sódio e água em proporções adequadas que em condições específicas de temperatura gera o processo de saponificação da gordura. Está pronto o sabão ou sabonete. Dessas gorduras, a mais estável é a de coco, que não sofre oxidação nesse processo. Por isso, desde que na composição química (ler rótulo do produto) não tenha aditivo químico, esse sabão de coco tem um resultado excelente na pele e no couro cabeludo.

Sobre a glicerina, ela tem várias propriedades como: ser umectante, ou seja, é altamente hidratante pois atrai a umidade para a pele e bloqueia as moléculas de água ali presentes, além de ter o poder de absorver a umidade do ar, de modo que o uso continuo do sabonete de glicerina pode tornar a pele mais macia. Essa hidratação também é importante por impedir o desenvolvimento de rugas e estrias, agindo de quebra como um produto de anti-envelhecimento, mantendo a pele saudável o tempo todo. Além disso, a glicerina é indicada para quem tem distúrbios na pele por não causar irritação, ser leve e suave, podendo até ajudar no alívio de sintomas de doença de pele, sendo ideal para o uso em crianças.

0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t