quarta-feira, fevereiro 01, 2012


#ModaConsciente: Custo X Benefício ou CPU



O que é mais caro, um vestido de 300 reais ou um sapato de 50 reais? À primeira vista, essa pergunta pode ser bem fácil de responder. Contudo, a resposta para essa pergunta não é nem um pouco óbvia! No livro IT Girls, de Alê Garattoni, a autora diz que para respondermos a essa pergunta, devemos levar em consideração o CPU (Custo Por Uso), o grande segredo do dinheiro bem gasto.


A definição do CPU se faz por uma conta bem simples: preço total do item dividido pelo número de vezes que o mesmo será usado. Claro que não dá para saber o número de vezes exato que iremos usar uma peça, mas é só usarmos o bom senso. Por exemplo, um vestido de festa sairá do armário bem menos vezes que um pretinho básico ou uma calça jeans. Sendo assim, vale mais a pena gastar com uma roupa que é clássica, combina facilmente com várias outras peças, etc.


Lembrando que para itens da estação e/ou que demorarão para ser tendência novamente, tem sempre as opções de lojas fast  fashion, feirinhas e bazares. Já em épocas de promoções nas lojas é sempre bom investir em peças clássicas, como uma camisa branca por exemplo, e deixar para lá aquele item que só voltará de novo em dois anos ou mais. Pra isso, a gente precisa estar antenada pra gastar bem nosso dinheiro com a moda.




Outra coisa que precisamos ter em mente é nosso próprio estilo. Se uma pessoa usa raramente calça jeans, é claro que não vai gastar 400 reais em uma somente porque está na moda. Melhor reservar esse dinheiro para o que você realmente vai usar. Por exemplo: Minha grande paixão são roupas, então vou reservar uma fatia maior do meu dinheirinho para esse departamento. Já bolsas, como não sou muito de prestar atenção qual modelo está na moda, invisto em modelos clássicos, que poderei usar por mais tempo. Temos que ter em mente como é nosso estilo de vida, para então investir no nosso estilo de vestir.


Além disso, devemos prestar atenção para não consumirmos algo que não estamos precisando no momento. Não é porque uma camisa social branca é clássica ou porque aquela calça linda tá na promoção que precisamo sair comprando tudo o que há pela nossa frente!






Bem, espero que tenham gostado. Continuem acompanhando o blog. Tem mais dessa sessão vindo por ai!


Beijocas a todos e todas!
2

2 comentários:

Anônimo disse...

O mais complicado de tudo é que comprar é bom demais da conta!

escritoracarolvasconcelos disse...

é né... comprar é muito bom sim, mas não dá p gastar rios de dinheiro nisso.

E se tem gente que consegue viver sem comprar por mto tempo pq não tentar pelo menos economizar um pouquinho pra investir em outra coisa?

No meu caso, amo viagens e quero ir pro RS e SC em Agosto. Então, preciso economizar. Pra isso comecei essa sessão como um exercício mesmo e vamos ver no que dá.

O próximo post da sessão será um desafio bem legal. Aguardem!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t